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Programas de qualidade de vida no trabalho
Os programas de qualidade de vida no trabalho, também conhecidos como programas de bem-estar laboral, são um conjunto de práticas e políticas desenvolvidas por empresas para promover e manter o bem-estar dos colaboradores. O objetivo é aumentar a produtividade e qualidade de vida, reduzindo o absenteísmo e a rotatividade dos profissionais. O que são programas de qualidade de vida no trabalho?
Esses programas abrangem desde ações de saúde, educação e prevenção à adoção de regimes de flexibilização de horários e ambientes. São desenvolvidos com foco na saúde dos trabalhadores, promovendo ações de prevenção e controle de doenças, assim como a divulgação de estilos de vida saudáveis.
Os recursos financeiros para sua implementação podem ser provenientes da empresa, de seguradoras ou de outras entidades.
Vantagens dos programas de qualidade de vida no trabalho
Redução de absenteísmo: As ações de prevenção a doenças e promoção de saúde, desenvolvidas por meio dos programas de qualidade de vida no trabalho, contribuem para a redução de absenteísmo, melhorando a transitividade na empresa e aumentando a produtividade;
- Menor rotatividade: A valorização dos colaboradores, que é resultado direto do programa, incentiva a retenção de profissionais, diminuindo a rotatividade da empresa;
- Maior satisfação dos colaboradores: O cuidado com a saúde do funcionário e a melhoria das condições de trabalho, resultam em maior satisfação e envolvimento dos trabalhadores com as atividades da empresa.Independente do porte da sua empresa, os programas de qualidade de vida no trabalho são fundamentais para a melhoria do ambiente de trabalho.
Se você deseja implementar um programa de qualidade de vida no trabalho, conte com a Focus Health Solutions, especialista na assessoria em gestão de saúde. Não perca mais tempo, faça um orçamento e dê início a sua melhor prática para gerir a saúde dos colaboradores.