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Saiba mais sobre art de segurança do trabalho
A ART - Análise de Riscos do Trabalho, consiste numa análise de riscos profissionais que surjam a partir da execução das atividades profissionais ou ocupacionais de qualquer trabalhador. É uma ferramenta utilizada para a preservação da saúde e segurança dos trabalhadores. Com a ART, a empresa consegue identificar, avaliar e controlar os riscos de acidentes ou doenças ocupacionais que podem surgir no ambiente de trabalho.
A ART também é responsável pelo cumprimento das normas legais vigentes (como o Estatuto do Trabalhador, a Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho e a NR-1 diretriz básica de Higiene e Segurança do Trabalho).
O que é a art de segurança do trabalho?
A art de segurança do trabalho é um dos mecanismos de prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Ela prevê a análise e mensuração dos riscos presentes no ambiente de trabalho, com a intenção de prevenir ou eliminar acidentes e doenças ocupacionais.
A ART também é responsável pelo controle dos riscos de acidentes e doenças ocupacionais, melhorando a qualidade de vida dos trabalhadores.
Como funciona a art de segurança do trabalho?
A art de segurança do trabalho é realizada através de visitas in loco ao estabelecimento do empregador para a análise dos riscos presentes no ambiente de trabalho. Os profissionais responsáveis por essa análise são médicos do trabalho, engenheiros de segurança do trabalho ou técnicos de segurança do trabalho.
Durante a análise da ART, os profissionais identificam os possíveis riscos presentes no ambiente de trabalho, analisam os riscos de cada atividade desempenhada por cada trabalhador e apontam os riscos que estão mais expostos à ocorrência de acidentes ou doenças ocupacionais.
Após a identificação, os profissionais avaliam cada risco e estabelecem os procedimentos de prevenção, estabelecendo medidas de controle para a eliminação e supressão de danos para a saúde dos trabalhadores.
Vantagens do uso da art de segurança do trabalho
- Redução de acidentes e doenças ocupacionais;
- Diminuição dos custos com assistência médica e afastamentos;
- Aumento da produtividade e da qualidade do trabalho;
- Maior motivação e satisfação do trabalhador no ambiente de trabalho;
- Maior credibilidade da empresa junto aos órgãos regulamentadores;
- Cumprimento das normas legais vigentes;
Além disso, é importante lembrar que a análise de riscos do trabalho é obrigatória para todas as empresas que possuam mais de 10 empregados. Para mais informações ou orçamentos, entre em contato com a Focus Health Solutions e aproveite!