Entre em contato:

Macaé(22) 2762-1223

RIO DE JANEIRO(21) 3590-5680 / 3590-5689

VITÓRIA(27) 3348-5637

CAMPOS DOS GOYTACAZES(22) 3026-6778

Informativo

17/10/2017 - Informativo

Entenda a importância dos exames médicos ocupacionais

Todo mundo que trabalha sabe que o corpo sente o desgaste das horas trabalhadas e do esforço laboral. E se engana quem pensa que esse tipo de problema está atrelado apenas a quem trabalha manuseando objetos pesados ou fazendo muito esforço físico.
Quem trabalha sentado no escritório o dia inteiro também está sujeito a problemas de saúde oriundos da atividade profissional. Para entender e analisar melhor a saúde do trabalhador éfundamental que sejam feitos os exames médicos ocupacionais.

Aqui mostraremos a importância dos exames ocupacionais, tanto para as empresas contratantes quanto para os trabalhadores. Confira!

Exames ocupacionais de acordo com a Lei

Antes de falarmos dos benefícios é bom compreender importância dos exames médicos ocupacionais na legislação por trás desses exames médicos. De acordo com a Portaria nº 3214, estabelecida em 8 de junho de 1978, a empresa deve realizar exames médicos periódicos em seus funcionários e a organização que descumprir essas regras está sujeita a multas e autuação dos órgãos de fiscalização.

Exames periódicos

Os exames médicos periódicos têm como objetivo aferir a saúde dos trabalhadores, tendo um intervalo de tempo fixo como parâmetro para avaliar a evolução de problemas de saúde durante o exercício da profissão. Eles servem para que o médico do trabalho possa encaminhar o funcionário para o tratamento mais adequado para seu caso. O critério de tempo é cambiante e depende das normas da empresa, porém, os intervalos mais comuns são semestral, bimestral e anual.

Exames de admissão

O exame admissional tem como objetivo aferir se o candidato a uma vaga de emprego possui as condições de saúde necessárias para ocupar o cargo. Ele só é feito quando o processo de contratação já está em andamento, mas é fundamental para que a empresa tenha um relatório detalhado sobre a saúde de seu novo funcionário. O exame admissional é fundamental para que a empresa não contrate alguém que não tenha a aptidão para exercer a função, e isso é importantíssimo para evitar processos trabalhistas e o prejuízo à saúde do candidato à vaga de emprego.

Exame de retorno ao trabalho

Quando um trabalhador é afastado por motivos de saúde, a empresa deve ter certeza de que ele se encontra apto para retornar à sua antiga função. Este exame é imprescindível para não acelerar a volta de um colaborador ainda em estado de recuperação e para garantir que, diante de um profissional especializado, há a possibilidade ou não de retorno. Este exame deve ser feito independentemente da quantidade de dias de afastamento médico.

Exame de mudança de função

Este exame deve ser realizado quando um colaborador irá migrar de função para outra de maior periculosidade ou com exposição a riscos. Este exame é feito para saber se há aptidão e também para fazer o registro inicial do trabalhador naquela função — assim, quando ele fizer o periódico, a empresa pode entender melhor quais são os riscos e lesões oriundas daquela função.

Exame demissional

O exame demissional avalia a saúde do trabalhador que está sendo desligado da empresa. Ele avalia se houve algum dano ao físico e psicológico ao trabalhador durante o período trabalhado e deve ser realizado até a data da homologação.

Fonte: RH Conteúdo

Compartilhe: